Porquê OSCIP e não ONG?

O termo ONG vem do inglês ( Non Governmental ) e foi introduzido oficialmente pelas Nações Unidas no ano 1950, no Conselho Econômico e Social (ECOSOC).

Foi definida a ONG como " uma organização internacional a qual não foi estabelecida por acordos governamentais "

ONG é um termo amplo que inclui tudo o que não é governamental, tais como organizações de mercado (empresas, bolsas, cooperativas); corporativas (sindicatos, centrais, associações de classe); partidárias; religiosas; e outros grupos e entidades de cidadão (clubes).

Portanto, ONG é um termo inadequado para algumas entidades em atividade no país, que na verdade são OSC ( Organização da Sociedade Civil) ou OSCIP ( Organização da Sociedade Civil de Interesse Público ), o que pode gerar confusão.
A expressão ONG afirma pela forma negativa do que vem a ser a entidade (Organização NÃO Governamental), ou seja, por exclusão, gerando imensa confusão na medida em que não há limitação do publico alvo que a entidade irá atingir.

Como visto, a denominação ONG, embora se trate do termo mais mundialmente popularizado, não serve para denominar entidades como a OSC “PATRIOTISMO”.

Organizações do denominado “ Terceiro Setor ”, as OSCIPs , ao contrário das ONGs, têm seus objetivos bem traçados e podem firmar parcerias com entes públicos, regradas por lei federal.

Patriotismo - Macatuba - 9/16/2005

Nome
Email
Fundo de Tela:
Escolha sua configuração e baixe o seu:
Desenvolvimento: Aion Informática